Docente da UFSCar ministra palestra sobre demandas e trajetórias das mulheres em situação de rua de São Carlos

No dia 16/3 (quarta-feira), às 10h30, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos promoveu a palestra "Demandas e trajetórias de mulheres em situação de rua do município de São Carlos", ministrada por Carla Regina Silva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. A atividade marcou a celebração do mês da mulher, esteve aberta a todos os interessados e ocorreu no Paço Municipal. Durante a palestra foram apresentados os resultados de pesquisa Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) realizada pela estudante de Terapia Ocupacional Carla Pianca sob orientação da Profa. Dra. Carla Regina Silva DTO/ PPGTO UFSCar, com apoio do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS e CNPq. A pesquisa teve como foco compreender as demandas e trajetórias das mulheres em situação de rua na cidade, a partir de perspectiva interseccional. O estudo foi feito a partir do I Censo da População em Situação de Rua do município, realizado em 2019, entrevistas com profissionais do Centro de Referência Especializado para População em situação de rua. Os resultados abordaram as demandas específicas das mulheres, as relações com o grupo LBGTI+, assim como das relações étnico-raciais, além disso, a pesquisa apresenta protocolos de atendimento para as necessidades desse grupo, a partir de cinco diferentes casos/situações, contribuindo para o fluxo do cuidado socioassistencial e contando com a rede de apoio intersetorial e/ou sua construção.

No dia 16/3 (quarta-feira), às 10h30, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos promoveu a palestra "Demandas e trajetórias de mulheres em situação de rua do município de São Carlos", ministrada por Carla Regina Silva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. A atividade marcou a celebração do mês da mulher, esteve aberta a todos os interessados e ocorreu no Paço Municipal.
Durante a palestra foram apresentados os resultados de pesquisa Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) realizada pela estudante de Terapia Ocupacional Carla Pianca sob orientação da Profa. Dra. Carla Regina Silva DTO/ PPGTO UFSCar, com apoio do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS e CNPq. A pesquisa teve como foco compreender as demandas e trajetórias das mulheres em situação de rua na cidade, a partir de perspectiva interseccional. O estudo foi feito a partir do I Censo da População em Situação de Rua do município, realizado em 2019, entrevistas com profissionais do Centro de Referência Especializado para População em situação de rua. Os resultados abordaram as demandas específicas das mulheres, as relações com o grupo LBGTI+, assim como das relações étnico-raciais, além disso, a pesquisa apresenta protocolos de atendimento para as necessidades desse grupo, a partir de cinco diferentes casos/situações, contribuindo para o fluxo do cuidado socioassistencial e contando com a rede de apoio intersetorial e/ou sua construção.