Diversidade Cultural: Formação e atuação da Terapia Ocupacional na política e no campo da diversidade cultural

No dia 10 de agosto, às 14h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Diversidade Cultural: Formação e atuação da Terapia Ocupacional na política e no campo da diversidade cultural. Esta mesa tem como objetivo compartilhar a contribuição dos terapeutas ocupacionais no fortalecimento da pauta cultural, da diversidade e das políticas culturais. As reflexões apontadas no texto “Terapia ocupacional e Cultura: urgências e compromissos éticos políticos” ressaltam as dimensões culturais das atividades humanas e ocupações, práticas e a importância da cultura contra os poderes hegemônicos que retroalimentam sistemas de desigualdades e exclusões. No texto “Cultura, Territorialidades e Terapia Ocupacional” apresentam-se reflexões a partir dos trabalhos sobre os diferentes diálogos entre terapia ocupacional e o campo cultural em temáticas como juventudes, infâncias, mulheres, com recortes étnicos e identitários. Em “Políticas culturais, acessibilidade e direitos humanos: interfaces com a terapia ocupacional” são abordadas as iniciativas de promoção políticas e ações de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno mental e ou sofrimento psíquico e pessoas em vulnerabilidade social. A partir das discussões compartilhadas busca-se consolidar a Cultura como um dos campos de atuação da profissão, distinto de qualquer outro. 🗓️ 10/08 ⏰ 14h 🌎 Online - Youtube - https://www.youtube.com/Enecult

No dia 10 de agosto, às 14h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Diversidade Cultural: Formação e atuação da Terapia Ocupacional na política e no campo da diversidade cultural.

Esta mesa tem como objetivo compartilhar a contribuição dos terapeutas ocupacionais no fortalecimento da pauta cultural, da diversidade e das políticas culturais. As reflexões apontadas no texto “Terapia ocupacional e Cultura: urgências e compromissos éticos políticos” ressaltam as dimensões culturais das atividades humanas e ocupações, práticas e a importância da cultura contra os poderes hegemônicos que retroalimentam sistemas de desigualdades e exclusões. No texto “Cultura, Territorialidades e Terapia Ocupacional” apresentam-se reflexões a partir dos trabalhos sobre os diferentes diálogos entre terapia ocupacional e o campo cultural em temáticas como juventudes, infâncias, mulheres, com recortes étnicos e identitários. Em “Políticas culturais, acessibilidade e direitos humanos: interfaces com a terapia ocupacional” são abordadas as iniciativas de promoção políticas e ações de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno mental e ou sofrimento psíquico e pessoas em vulnerabilidade social. A partir das discussões compartilhadas busca-se consolidar a Cultura como um dos campos de atuação da profissão, distinto de qualquer outro.

🗓️ 10/08
⏰ 14h
🌎 Online - Youtube - https://www.youtube.com/Enecult