Coletivo de Cuidados Paliativos promove encontro multiprofissional

Novo encontro multiprofissional do projeto de extensão "Coletivo de Cuidados Paliativos" da UFSCar, voltado a estudantes, docentes e profissionais da rede municipal de São Carlos

No dia 10 de abril, foi realizado um novo encontro do projeto de extensão "Coletivo de Cuidados Paliativos" da UFSCar. A iniciativa é delineada na perspectiva multiprofissional e consiste em um espaço voltado a estudantes, docentes e profissionais da rede municipal de São Carlos que tenham interesse na fundamentação e em discussões teórico-práticas acerca da abordagem paliativa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos (CPs) consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

O coletivo da UFSCar é coordenado por Tatiana Bombarda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade, e promove ações como discussões de casos clínicos, rodas de conversa, palestras, dentre outras atividades, com conteúdos que envolvem subsídios para entendimentos dos princípios dos CPs, sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas no controle da dor e de outros sintomas, compreensão dos aspectos socioculturais que envolvem a morte, assistência à família, ao luto, dentre outros temas.

Os encontros do Coletivo são quinzenais, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20 horas. No dia 10 de abril, a atividade foi realizada no Laboratório de Atividades e Desenvolvimento (LAD), localizado no piso superior do DTO, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Na ocasião, haverá apresentação do projeto, esclarecimento de dúvidas e registro das manifestações de interesse de novos participantes. A atividade foi gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações sobre o Coletivo podem ser acessadas no Facebook.