Apresentação

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os trabalhos relativos à Área de Terapia Ocupacional se iniciaram com a criação do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, em 1978.

As disciplinas específicas do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional foram, naquele momento, vinculadas ao Departamento das Ciências da Saúde – DCS, ao qual também pertenciam as disciplinas específicas dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem. Esse conjunto de disciplinas, acrescidas de disciplinas gerais da área da saúde, constituiu, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o núcleo original da formação em Ciências da Saúde na UFSCar. Posteriormente, em 1986, visando a uma melhor agregação dos diferentes corpos de conhecimentos das áreas específicas, foi criado o Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – DeFITO.

Com o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão tornaram-se evidentes as características e necessidades peculiares a cada área, motivando os docentes de cada uma delas a empreender uma nova proposição departamental que atendesse à produção, organização, divulgação e reprodução do conhecimento específico. Assim, foi criado, em 1996, o Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), integrando o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos.

O DTO está instalado atualmente, em um prédio novo, na área norte do campus da UFSCar, com 1800m2, cujo espaço abrange todas as atividades da graduação e da pós-graduação da área de terapia ocupacional na UFSCar.