Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas-LAFATec-UFSCar

O LAFATec desenvolve pesquisas básicas e aplicadas buscando evidências científicas que contribuam para aprimorar os procedimentos terapêuticos (prática baseada em evidência). São realizadas pesquisas em nível de mestrado, doutorado, graduação (iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso).

Os estudos abordam temas que versam sobre análise do desempenho durante atividades e tarefas funcionais, mensuradas a partir de instrumentos e equipamentos tais como eletromiografia de superfície, testes funcionais padronizados, sistema de mapeamento de pressão, captação de imagens do desempenho, dentre outros recursos de pesquisa.

As investigações tem como objetivo compreender algum dos diversos aspectos que envolvem a reabilitação de pacientes adultos com deficiência física, tais como o desempenho motor, a função cárdio-respiratória, a cognição, o equilíbrio postural, a sensibilidade, entre outros.

Os pesquisadores buscam observar e analisar esses diversos componentes não apenas durante a realização das atividades do cotidiano, mas também durante o uso de recursos terapêuticos (tecnologia assistiva e tecnologia de reabilitação). Logo, recursos como órteses, cadeiras rodas e sistemas de assento, objetos para exercitar a preensão manual, jogos de realidade virtual e vários outros utilizados pelos terapeutas são objetos de estudo do LAFATec.

Particularmente, no que se refere à Tecnologia Assistiva, tem sido o foco do laboratório a investigações sobre:

Os efeitos do uso das tecnologias no desempenho de ocupações;
A adaptação transcultural, validação e confiabilidade de instrumentos de medida;
O teste de produtos de tecnologia assistiva (ex: órteses, cadeiras de banho, almofadas);
A pesquisa sobre as políticas públicas de tecnologia e o acesso e acessibilidade pelas pessoas com deficiência (adultos e idosos) aos serviços do Sistema Único de Saúde no Brasil.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e educação.

Na análise funcional tem-se preconizado:

O desempenho em tarefas cotidianas, por exemplo, na escrita manual;
O desempenho durante testes padronizados de função do membro superior;
O desempenho durante jogos virtuais;
O desempenho durante o uso de tecnologias assistiva.

Site: http://www.ufscar.br/lafatec