Laboratório Atividades Humanas e Terapia Ocupacional - AHTO
O Laboratório Atividades Humanas e Terapia Ocupacional - AHTO é um Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq que possui mais de quinze pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior no Brasil.
As atividades humanas e suas concepções na Terapia Ocupacional ocupam papel central e norteador da ação profissional. A importância das construções, sistematizações e interpretações acerca destes saberes articulam-se à utilização, compreensão e avaliação de suas potencialidades nas inúmeras e distintas intervenções e vivências advindas do nosso campo. A produção de saberes e a constituição do grupo de pesquisa interinstitucional buscam o fomento da pesquisa e do desenvolvimento científico no estudo das atividades humanas. Assim, a proposta envolve o tema desde sua perspectiva histórica, sua utilização prática até o ensino e a formação de terapeutas ocupacionais e busca tratar a temática em perspectivas multioculares, transdisciplinares com distintos enfoques, dada sua complexidade e a pluralidade da atuação profissional.
Linhas de Pesquisa
1. História e epistemologia do uso das atividades e das concepções de atividades na Terapia Ocupacional
Trata-se da genealogia e da arqueologia do uso das atividades na Terapia Ocupacional, seus conceitos, demais termos-conceitos similares/contíguos ou de pensamento divergente (ação,ocupação,fazer,práxis entre outros),episteme, práticas e usos ao longo da história da constituição do campo da Terapia Ocupacional brasileira e internacional.
2. Atividades e práticas terapêuticas ocupacionais
Envolve todo estudo que fomente o conhecimento, aprofundamento e a complexidade dos fenômenos das atividades e suas práticas terapêuticas ocupacionais, envolvendo desde conceitos, técnicas, experiências e a associações entre elas, sujeitos, coletivos e populações, além dos distintos núcleos e campos de saberes que as permeiam.
3. As atividades, a formação e o ensino em Terapia Ocupacional
Direciona-se às compreensões a respeito do ensino das atividades e a formação profissional do terapeuta ocupacional, em especial, a partir de recursos, aliados a suas compreensões teóricas, metodológicas e a utilização de distintos dispositivos didáticos.
4. AAAfroNTO: Atividades Afrorreferenciadas e Afroacessibilidade Cultural, Negritude e Terapia Ocupacional
Se dedica aos estudos de atividades afrorreferenciadas, ou seja, atividades e epistemes ligadas às culturas africanas e/ou afro-brasileiras, ou mais especificamente, aos saberes e fazeres ancestrais negros, com intuito de colocá-las como centro das diferentes ações em Terapia Ocupacional, sejam elas de ensino, pesquisa, extensão e assistência voltadas para pessoas negras com e sem deficiência, sendo as/os pesquisadoras/es negras/os agentes dessas produções.
Links referentes ao laboratório
Página do laboratório no Facebook: AHTO UFSCar
Página de um projeto do laboratório: Exposição Mais Um Corre
Site de um projeto do laboratório: Mapa Cultural
No Instagram:
https://instagram.com/ahtoufscar?utm_medium=copy_link
https://instagram.com/ahtoconstelacoes?utm_medium=copy_link