LaFollia - Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental

O Laboratório de Pesquisa em Terapia Ocupacional e Saúde Mental - LaFollia, do Departamento de Terapia Ocupacional, criado em 1997, agrega pesquisadores do DTO/UFSCar e de outras instituições de ensino do país.

Os estudos desenvolvidos no laboratório focalizam a terapia ocupacional no campo da saúde mental e envolvem desde pesquisas acerca da formação profissional, de ações de intervenções, desenvolvimento de tecnologias, especialmente as tecnologias sociais, como também, pesquisas que se dedicam a avançar no desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos no campo da saúde mental do adulto, de adolescentes, de crianças, de seus familiares e da rede de suporte social.

Assim, as pesquisas têm como foco a realidade da vida cotidiana, do lazer e do trabalho junto às diferentes clientelas (crianças, adolescentes, adultos, familiares, trabalhadores etc.) considerando a atividade humana e sua relação com o sofrimento psíquico. A produção desta área de pesquisa tem repercutido diretamente na formação acadêmica de profissionais e na capacitação de pesquisadores, em assessorias especializadas a técnicos e instituições que demandam orientações e intervenções de terapia ocupacional na esfera da saúde mental, trabalho e convivência social.

Os atuais estudos estão relacionados às temáticas: saúde mental infanto-juvenil; saúde mental do adulto; terapia ocupacional em saúde mental; rede de atenção psicossocial; reabilitação psicossocial; inclusão social pelo trabalho e economia solidária; formação continuada de profissionais que atuam no campo da saúde mental; formação e capacitação de terapeutas ocupacionais.

O Grupo de Pesquisa "Terapia Ocupacional e Saúde Mental" integra o LaFollia. Suas Linhas de Pesquisa são:

- Formação e capacitação de recursos humanos em saúde mental;

-  Serviços, modelos e métodos de intervenção de terapia ocupacional em saúde mental: da promoção em saúde à reabilitação psicossocial

Objetivos

Pretende-se contribuir para a implementação e investigação das ações em saúde mental, visando alcançar a melhoria da qualidade de vida da população. Busca-se a integração e aprofundamento dos saberes e práticas interdisciplinares, formação de estudantes e capacitação de profissionais, desenvolvimento e implementação de técnicas junto aos usuários/instituições no cumprimento do papel social da universidade.

1. Instituições Públicas ou privadas de saúde
  2. Instituições Públicas ou privadas de ensino superior
  3. Instituições Públicas ou privadas de assistência social
  4. Grupos e organizações atuantes na área de saúde mental
  5. Grupos e organizações atuantes na área de economia solidária
  6. Veículos de comunicação

Acordo de Cooperação

O LaFollia firmou, em 2017, com o Departamento de Filosofia,  Ciências Sociais, Humanas e da Formação (FISSUF) da Università degli Studi di Perugia - Itália.

Público Alvo

1. Usuários (crianças, adolescentes, adultos e idosos) dos serviços de saúde mental  e seus respectivos familiares
  2. Terapeutas Ocupacionais e demais profissionais, que realizam atividade clínica, educacional, institucional, entre outras, na área de saúde mental.
  3. Terapeutas ocupacionais, alunos de Graduação e Pós-Graduação Strito e Lato sensu.
  4. Membros da Comunidade e/ou organizações com necessidades/interesses na prevenção, compreensão e intervenção em saúde mental.